sábado, 17 de abril de 2010

Resposta Atrasada

Quero agradecer os comentários do Sanches e do Bruno.

O Bruno fez uma pergunta objetiva e eu gosto de responder objetivamente. Sim, eu uso smartphone sincronizado com o Outlook. Na verdade eu vivo experimentando novidades. Já usei vários Palms e agora uso o Iphone.

Minha rotina de trabalho é no computador e com muita comunicação por e-mail e skype. Então, a base da minha organização é o MS Outlook. O Outlook 2003 não era muito flexível, mas o Outlook 2007 (em conjunto com o One Note) pode ser adaptado para usar o método PowerSelf no que tange à organização. A dica é o uso de sinalizadores para os e-mails e contatos. Para compromissos com hora, minha agenda é o Outlook sincronizado com o Iphone.

Mas não deixei de usar o Power Planner. Acredito que as ferramentas em papel têm um caráter de visualização holística que a eletrônica ainda não conseguiu alcançar. Além disso, o imediatismo da entrada de dados em papel está mais adequado às exigências de velocidade destes novos tempos do que os gadgets informáticos. Paradoxo: a eletrônica aumentou a velocidade das interações, com isso aumentou a pressa das pessoas e ainda não tem a velocidade suficiente para satisfazer esta ansiedade.

Particularmente, uso o Plano Diário para fazer o planejamento do dia (decisão sobre prioridades e confirmação dos compromissos agendados no Outlook) e as Notas Diárias para anotação dos contatos ao longo do dia. Estes dois formulários já fazem parte dos meus hábitos.

Outros três formulários eu uso como disciplina - isto é, nem sempre e com esforço :-). Assim é que uso o Índice das Notas como uma forma de disciplinar a sua revisão. Outros formulários que me disciplino a usar são a Avaliação Semanal e o Plano Semanal.

Aliás, creio que o planejamento com uma visão maior funciona melhor se feito semanalmente e no papel.

Essa minha intuição que é bem antiga, parece ser confirmada pelo sucesso dos métodos ágeis de gerenciamento de projeto em detrimento da abordagem tradicional de montagem de cronogramas e orçamentos. O modelo de gestão adaptativo está tomando o lugar do preditivo, pelo menos na indústria de software e internet, que costumam ser precursoras das inovações.

Este é um dos temas que estou desenvolvendo na nova versão do livro. Um parto de elefante ao qual só consigo me dedicar esporadicamente. Entretanto, nos últimos seis meses, dediquei-me um pouco mais e consegui bastante progresso. Esse foi o principal motivo de ter deixado este blog meio de lado. E por isso peço desculpas por esta resposta tardia.

Um comentário:

Bruno disse...

Olá Jaime,

Obrigado pela resposta. Estava curioso pra saber como integrar o método com a tecnologia.

Comprei a agenda Power Planner há uns 2 meses. Uso a agenda diária tranquilamente, porém a avaliação semanal e o plano mensal me exige mais esforço.
Costumo usar em conjunto com meu celular para as tarefas cotidianas.

Por fim: quanto à questão do planejamento 'adaptativo', poderia falar um pouco mais?

Um abraço, e obrigado!
Bruno
brunorodc@hotmail.com