quarta-feira, 13 de maio de 2009

Prefácio à Primeira Edição - Ricardo Felizzola

“Minha filosofia, na sua essência, é o conceito de Homem como um ser heróico, tendo a felicidade como o propósito moral de sua vida, a conquista produtiva como sua mais nobre atividade, e a razão como seu único referencial.”
Ayn Rand


Este livro é uma conquista produtiva do autor, que busca disseminar uma coisa simples: como cada um de nós pode ser mais feliz administrando melhor o seu tempo, a sua vida. A contribuição aqui registrada é muito maior do que simplesmente ensinar os leitores a utilizar ferramentas que vão facilitar a execução de tarefas, que vão evitar esquecimentos, que vão permitir a comunicação segura ou o encontro ideal com um amigo, amiga ou quem sabe o seu futuro chefe. Trata-se de apontar um caminho para, através de um método, ser mais feliz, ser mais produtivo, ser racional no uso do seu maior valor: o tempo.

A capacitação para escrever esta obra é fundamentada na experiência de vida do autor como professor universitário, empresário e amante da filosofia. Trata-se de um amigo que há muito vive e experimenta o tema, comentando, lendo e se preparando para a partir de um momento decisivo criar algo de significativa grandeza como este livro. Cabe a nós aproveitar o texto, pois mais do que inspiração se trata do resultado de um trabalho intenso de pesquisa, experiência e vivência emocional profunda com todos os aspectos que permeiam o ato de existir momento a momento. Cabe a nós atentar para os processos descritos que podem realmente MUDAR a nossa vida e seguramente para MELHOR!

Confesso que pratico, de forma rebelde até, muitos dos conceitos e métodos que aqui vão ser detalhados e confesso também que isto me faz às vezes pensar que faço coisas demais. No entanto no fim de cada dia, de cada semana, de cada mês, ao refletir sobre o que se passa em minha vida, um sentimento de satisfação me percorre e a primeira impressão é substituída por um prazer intenso. Um sentimento de ter realizado o mais importante e da forma mais produtiva. Assim é com meu trabalho, minha família, com meus amigos, com os círculos que freqüento e em onde disponho dos meus momentos presentes. Aprendi muito com os conceitos do meu amigo Jaime Wagner, autor deste livro. Muito mais do que ele pensa ou acredita e este pequeno segredo eu torno público aqui de forma indelével e para sempre selando o assunto e aproveitando de forma matreira a oportunidade.

Aprender com pessoas que tem paixão pelo que fazem é aprender com heróis, é convencer-se. Estou convencido que os conceitos que são detalhados no livro servem na vida profissional e pessoal. Educam e produzem mais atividade, mais energia, mais ações importantes para cada um de nós, indivíduos, mais atenções para os que amamos, para os que consideramos. Meu convencimento vem da prática, da vivência e de resultados que obtive usando muitos destes conceitos. A paixão do autor pelo assunto é fácil de testemunhar, sua capacidade intelectual lhe permitiu elaborar um livro prático e ao mesmo tempo desafiador em termos de reflexão pessoal, de estímulo à mudança de comportamento, de levar a sério a vida que recebemos de nossos pais. Aproveitar esta paixão e aprender com este livro é uma oportunidade inequívoca de ser mais feliz.

Registrar este depoimento tem um propósito: despertar em você, leitor, um interesse que não se esgote nas primeiras páginas ou no folhar deste volume ou ainda após uma primeira leitura. Aconselho que o que for exposto adiante deva ser lido e relido, de forma a ser completamente absorvido e se transformar em disciplina, em costume, em hábito. A partir disto eu asseguro estará se iniciando na vida de cada um, um novo processo, um novo momento. O hábito de viver o momento presente, com a atividade mais importante sendo exercida, eleita que foi de uma reflexão intensa e metódica é completamente poderoso. A capacidade de entender este processo é o diferencial que o livro traz nos textos de um autor entusiasmado que não poupa conhecimento no assunto.

Por fim cabe ainda ressaltar o contexto em que vivemos, onde obras como estas chegam de fora trazendo cultura que não é a nossa. Aqui também há um diferencial: este livro considera o momento brasileiro. Momento este que necessita de ferramentas de produtividade e de felicidade para a construção de um país que prospere mais rápido e que pertença a pessoas mais felizes. A colaboração intrínseca para a formação cultural e profissional que o Jaime nos traz preenche a lacuna que uma educação formal as vezes esquece e que nos deixa sem método para enfrentar os desafios dos tempos modernos.

Trata-se de leitura de alto valor. Aproveitem bem o seu tempo desfrutando-a no detalhe.

Nenhum comentário: